Limpeza de Coifas e Exaustores

O Sistema de exaustão da cozinha é tão crucial para a segurança e funcionamento da cozinha como os utensílios dela.

 

Esse sistema mantém um equilíbrio entre o ar que é mandado para fora e o ar fresco que volta para a cozinha.

A ventilação em cozinhas comerciais é complicada. Por isso, quando usamos uma coifa, o ar deve seguir pelos dutos rápida e eficientemente.

O objetivo das coifas é eliminar os contaminantes e odores do ar sugando, filtrando e mandando para fora do ambiente. Depois disso, ele ainda traz ar fresco para o ambiente, equilibrando a temperatura e mantendo a qualidade do ar.

A limpeza da coifa além de manter o seu funcionamento eficiente, evita acidentes graves como incêndios. A limpeza remove a gordura e outros restos dos filtros e dutos desobstruindo a passagem do ar. O risco de incêndio aumenta conforme a gordura vai se acumulando nas paredes e superfícies do equipamento.

 

Com que frequência a sua coifa precisa ser limpa?

Para garantir que não haja risco de incêndio na sua cozinha, você deve programar limpezas para sua coifa regularmente.  Para evitar acidentes e ter um sistema de exaustão eficiente é essencial que as coifas sejam inspecionadas e limpas seguindo um calendário.

A frequência da limpeza vai variar conforme a demanda da sua cozinha. Veja a seguir a frequência aproximada para alguns tipos de cozinhas industriais:

– Restaurantes de fast food e com muita fritura: 30 dias

– Restaurantes que servem alto volume de refeições, mas sem muita fritura (almoço e jantar todos os dias/ 24 horas): 3 em 3 meses

– Restaurante com volume baixo (comida comum, apenas almoço): 6 em 6 meses

– Locais que servem poucas refeições ou sazonais (locais para eventos, salões de festa) – 1 ano

Lembrando que essas são indicações gerais e sempre recomendamos seguir as instruções do fabricante. Se você não tiver acesso ao manual do seu equipamento, procure por ele no Google. Você pode ainda pedir indicações ao seu fornecedor ou entrar em contato com o fabricante.

Porque as coifas podem pegar fogo?

Quando coifas pegam fogo em uma cozinha, o que geralmente ocorre é que durante o uso do fogão uma faísca ou chama acabam chegando até a ela. Quando o fogo entra em contato com o filtro engordurado, mesmo que seja uma faísca, ocorre a ignição. Como a coifa está ligada, levando o ar de dentro até fora do duto, as chamas são levadas por ele. Se existe muita gordura nos filtros e duto, ela funciona como combustível, espalhando o fogo e aumentando os danos.

Um relatório desenvolvido pelo centro nacional de dados de incêndio da United States Fire Administration(USFA) estimou que anualmente ocorrem cerca de  5,900 incêndios em restaurantes nos Estados Unidos. Esses incêndios resultam em cerca de 75 feridos e 172 milhões de dólares em danos materiais.

Do número total de casos, 9% são iniciados por fritadeiras, 7% por coifas e 5% por outros equipamentos.

No Brasil não existem dados para incêndios em restaurantes.

Inspeção da coifa

Ao longo dos dias, conforme o uso é interessante olhar de vez em quando para garantir que a limpeza não precise ser adiantada, principalmente em casos onde há um aumento sazonal no serviço ou eventos onde muita comida é feita.

 

Texto retirado de fornecedor de produtos para limpeza de Coifa da Exclusiva Controle de Pragas:

Guaíra Clean: https://guairaclean.com.br